segunda-feira, 3 de março de 2008

Desenhos animados

Não sei quanto a vocês, mas eu cá ainda sou da geração do Bocas, da Abelha Maia, Vitinho, D'Artacão, Vicky, Rua Sésamo, Onde está o Wally?, Heidi, Fábulas da Flloresta Verde, etcetc

E da geração Navegantes da Lua, Evangelion, etcetc

De um certo modo, tenho pena das gerações actuais que só vêem Yu-gi-oh's e afins na TV. Não que ache que todos o desenhos não são bons para crianças - ainda há alguns que se escapam (e não me refiro ao Ruca, porque o acho simplesmente "medonho") - mas, na sua maioria, estes não se adequam à faixa etária em causa. E penso que, por isso (para além de outras coisas), as crianças hoje em dia já não são crianças por muito tempo: desde cedo que são introduzidas à violência fortuita e começam a ver o mundo de forma "mais negra".

Claro que não considero o Evangelion pouco violento, bem pelo contrário, mas, ao mesmo tempo, era profundo, pois trata-se da auto-descoberta de um (pré-)adolescente e alguns dos problemas que podem advir do facto de estar muito afastado de qualquer figura materna e/ou paterna, para além de mostrar que não se deve ser egoísta e egocêntrico.

Sim, tenho pena dessas crianças que não vêem o que vi e vêem coisas que não lhes são de todo adequadas.... acho que as crianças têm o direito de ser crianças, pelo menos durante um pouquinho mais de tempo.


Acho que vou p.s.- Há crianças que não se incluem, claro! E isto não quer dizer que seja uma valente saudosista, só acho que o mundo "hoje" voltou a retroceder ao pensamento antigo em certas coisas, como, por exemplo, que as crianças podem/devem ver tudo o que os maiores podem.tentar "arranjar" desenhos desses para depois ver no leitor de DVD's

1 fantasias:

Unknown disse...

Tantas horas que passei a ver a navegante da lua.. shame on me lol Mas a verdade é que concordo contigo, tenho a ideia de que os desenhos animados do "nosso tempo" tinham mais substância, tentavam passar alguma moral. Não acho que o Yu-Gi-Oh seja dos piores (sim, sim também conheço, sou uma criança em ponto grande lol), mas de vez em quando apanha-se cada um que pronto.
Tenho saudades é dos Thundercats :P

(obrigado pela visita)